Sobre o Dr. Jaime
Especialista em Cirurgia Plástica, título concedido em 1981, pelo Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Estética e Reconstrutiva.
Dr. Anger formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1976. De 1977 a 1981 completou 5 anos de Residência Médica, 2 anos em Cirurgia Geral e mais 3 anos em Cirurgia Plástica no Departamento de Cirurgia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. No ano de 1982 foi Preceptor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
De 1983 a 1991, foi Médico da Divisão de Cirurgia Plástica e Queimaduras do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Ministrou conferências no Brasil e no Exterior sobre este Tema e aulas em Faculdades de Medicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Publicou vários artigos científicos e escreveu capítulos de livros sobre queimaduras.
Dr. Anger mantém-se ativo na pesquisa científica. As suas linhas de pesquisa atuais concentram-se em: o uso da Videoscopia em Cirurgia Plástica, a utilização de Silicone Grau Médico nas diversas técnicas e de modo especial os expansores de tecidos e próteses de mama. É um dos pioneiros no estudo e emprego de expansores de tecidos. Proferiu palestras sobre este assunto no Brasil e no exterior
O seu interesse clínico incluí, além da cirurgia plástica reconstrutiva, a cirurgia estética, realizando procedimentos como ritidoplastia, blefaroplastia, mamoplastia, abdominoplastia, rinoplastia, peeling, lipoaspiração, enxerto de gordura e videoscopia (uso de microcâmeras de televisão), técnica em que é um dos pioneiros na sua utilização no auxílio na colocação de próteses de mama pela Via Axilar, que lhe valeu dois prêmios: Prêmio Georges Ariê em 1995 e Prêmio Prof Ivo Pitanguy em 2000. Utiliza também a videoscopia para a realização do lifting da região frontal evitando as extensas cicatrizes na cabeça.
O Dr. Jaime Anger foi o pioneiro da utilização da Lipoaspiração Ultrasônica no Brasil. Ministrou cursos e conferências no Exterior sobre este tema. Tem diversas publicações científicas sobre este assunto em revistas científicas no Brasil e no exterior e ainda um livro lançado no ano de 2000.
O Doutor Anger, no ano de 2003, publicou o primeiro protocolo de prevenção de Trombose Venosa Profunda (TVP) na cirurgia plástica. Em 2005 ganhou o prêmio de melhor trabalho científico com este mesmo tema no Congresso Anual da ASAPS (American Society for Aesthetic Plastic Surgery) realizado em New Orleans. Em 2004 apresentou em Congresso nos Estados Unidos pela primeira vez uma técnica original que consiste de colocação de prótese de silicone retromuscular para aumento de coxa que se transformou em artigo pioneiro publicado em 2005.
O Dr. Jaime Anger foi o pioneiro da utilização da Lipoaspiração Ultrasônica no Brasil com equipamento de última geração (22,5 mhz), desde junho de 1997.
Linha do tempo
Graduação
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Brasil.
Residência Médica
Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – Departamento de Cirurgia. Cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – Disciplina de Cirurgia Plástica e Queimaduras.
Especialista em cirurgia plástica
Especialista em Cirurgia Plástica, título concedido em 1981, pelo Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Estética e Reconstrutiva.
Cargos Ocupados
Preceptor Chefe do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da USP.
Comissão Científica e de Especialistas
Membro da Comissão de Especialistas e da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Estética e Reconstrutiva.
Comissão Editorial
Responsável pela Comissão Editorial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Estética e Reconstrutiva.
Secretário da Associação Brasileira de Cirurgia Plástica
Secretário da Associação Brasileira de Cirurgia Plástica Estética Coordenador de Produtos e procedimentos Novos da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Membro do Safety Committee da American Society for Aesthetic Plastic Surgery
Membro do Comitê de Segurança do Paciente da American Society for Aesthetic Plastic Surgery.
Atividades Profissionais
- Cirurgião Plástico da Equipe de Retaguarda do Hospital Israelita Albert Einstein.
- Cirurgião Plástico da Clínica de Especialidades Pediátricas do Hospital Israelita Albert Einstein.
- Médico-Assistente da Divisão de Queimados do Hospital das Clínicas da USP no período de 1983 a 1991.
- Cirurgião Plástico do Hospital Infantil Darcy Vargas de 1984 a 1999.
Atividades Docentes
- 21 aulas proferidas em cursos de graduação: Faculdade de Medicina de Medicina da USP, Faculdade de Fisioterapia da USP e Faculdade de Fonoaudiologia da USP.
- 2 aulas em curso de pós-graduação na FMUSP.
- 62 aulas ministradas em cursos de especialização ou de extensão universitária.
- 142 palestras proferidas em eventos diversos no Brasil
- 100 palestras proferidas no exterior, nos seguintes paises: EUA, Argentina, México, Chile, França, Japão, Vietnam, Singapura, Malásia, Tailândia, Índia, África do Sul, Uruguai, Paraguai, Peru, Guatemala, Bolívia e Colômbia.
- 8 cursos ministrados no exterior
- Organizador de 10 cursos de extensão universitária, 3 simpósios no Brasil e 4 simpósios internacionais.
Sociedades Médicas
- Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
- Membro Fundador da Associação Brasileira de Cirurgia Plástica Estética,
- Membro Ativo da American Society for Plastic Surgery – ASPS
- Membro Ativo Internacional da American Society for Aesthetic Plastic Surgery – ASAPS
- Membro Ativo da International Society for Aesthetic Plastic Surgery – ISAPS
- Membro Ativo do Capítulo de Mão da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
- Membro da Sociedade Brasileira de Queimaduras
Prêmios
1. Uso de silicone médico em Cirurgia Plástica – Concurso Dow Corning – 1983.
Classificado em 3* lugar com o trabalho: Reparação das deformidades de parede torácica com a utilização de silicone elastômero. Relato de dois casos. Em co-autoria com o Dr. Sílvio Sterman.
2. Prêmio Georges Arié.
Concedido ao melhor trabalho científico sobre cirurgia da mama apresentado no Congresso anual de Cirurgia Plástica. Patrocinado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Vencedor em 1991 com o tema: Estudo comparativo da reação tissular aos diversos envelopes de próteses mamárias.
3. Prêmio Georges Arié.
Concedido ao melhor trabalho científico sobre cirurgia da mama apresentado no Congresso anual de Cirurgia Plástica. Patrocinado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Vencedor em 1995 com o tema:Mamoplastia de Aumento pela Via Axilar.
4. Prêmio Ivo Pitanguy
Concedido ao melhor trabalho apresentado durante o 1° Encontro Brasileiro da Associação Brasileira de Cirurgia Plástica Estética. Vencedor no ano de 2000 com o tema: Mamoplastia de Aumento pela Via Axilar: Utilização de Vídeo-Cirurgia e Laser de Diodo.
5. International Symposium Award 2005. Best presenter at the ASPAS/ASERF annual meeting, ASAPS/ASERF/ISAPS International Symposium.
Concedido à melhor apresentação no International Symposium, patrocinado pela American Society for Aesthetic Plastic Surgery, American Society Education and Research Foundation e International Society of Aesthetic Plastic Surgery, realizado em New Orleans, 2005.
Tema: “The Orbicularis Oculi Muscle Mobilization in The Transconjuctival Lower Eyelid Blepharoplasty”
6. Best Scientific Exhibit Award.
Apresentado em New Orleans no Congresso Annual da The American Society for Aesthetic Plastic Surgery realizado em New Orlenas, Estados Unidos, em 2006.
Tema: “Deep Vein Thrombosis in Cosmetic Plastic Surgery: A Prospective Clinical Study testing a New Prophylaxis Protocol”.
7. Prêmio Eric Roger Wroclawski 2014
Pelo trabalho “Utilização de silicone sólido de baixo índice de dureza moldado no período intraoperatório para a correção de pectus excavatum”, autoria de: Jaime Anger, Raphael Francisco Vesterman Alcalde, Jose Ribas Milanez de Campos.
Perguntas?
Podemos conhecê-lo pessoalmente e tomar o tempo necessário para responder às suas preocupações.